
O boxe é 80% anaeróbico e 20% aeróbico, segundo o treinador Ross Enamait.
Você não vai aumentar muito a musculatura - explico isso melhor adiante - mas vai definir ela bastante. E vai perder gordura (você vira massa magra total).
Existem três tipo de força, segundo trabalhos de preparadores da extinta URSS.
Força de Explosão: o máximo de força que se desenvolve em curto espaço de tempo. Dois caras com o mesmo peso podem ter explosão diferente, e quanto maior, maior a quantidade de força que será desenvolvida em um soco por exemplo. Sabe aquelas flexões onde se bate palmas quando se sobe? Explosão pura.
Força Máxima: independente do tempo, é o máximo de força que seu músculo desenvolve. Digamos, é a diferença entre desenvolver força para erguer um cachorro, ou um cavalo.
Resistência Anaeróbica: essa, junto com a explosão, é fundamental no boxe. É o máximo de tempo que você sustenta o esforço. Por isso pulgilistas como Ali socavam o saco em 5 rounds de 3 minutos ininterruptamente.
O boxe é um dos esportes que mais exige do corpo humano. Força de Explosão e Resistência Anaeróbica, principalmente.
Muitas pessoas confundem grandes músculos com força. A questão é: qual tipo de força? O treinamento de academia que visa a hipertrofia, desenvolve muito pouco da explosão e resistência. Os exercícios são lentos, e visam aumento gradual da força máxima, essa, que requer uma grande circunferência muscular nos membros.
No boxe não tem enganação: você vai ter que ser forte, em vez de parecer forte (bombado de academia mais parece forte do que realmente é, porque não treinam explosão e resistência).
Cada pessoa se adapta melhor a um tipo de treinamento. Eu não treino para competição, nem tampouco tenho pretensões de subir em um ringue. Faço por amor à coisa mesmo.Um treinamento físico separado é importante, porque quanto menos preparo físico, menos você vai aproveitar o aprendizado. Você perde tempo e tem dificuldade com algumas técnicas (exemplo, seu pêndulo é deficitário sem uma boa estrutura muscular nas costas e oblíquos, logo sua esquiva fica comprometida, e sua técnica também!).
Eu recém me recuperei de uma contratura no trapézio, e estou me recondicionando com a seguinte rotina de exercícios:
15 minutos de corrida (expandir até 25, aumentando 5 minutos na corrida a cada duas semanas).
42 flexões, em uma série de 7, de 6 tipos diferentes. Inserir uma série a mais a cada duas semanas, até um total de 135 flexões.
75 abdominais em 5 séries de 15. Progredir no mesmo ritmo dos exercícios anteriores, acrescentando mais a cada duas semanas.
Ao final de dois meses o objetivo é cumprir 135 flexões, 135 abdominais e 25 minutos de corrida. Mais do que isso é insanidade, porque não restaria condições físicas para um treino de boxe. Considere acrescentar exercício de barra e agaixamento (para as coxas) se isso tudo couber no tempo de 1:20. Evite treino físico de mais de 80 minutos.
***
Se você conseguir cumprir isso, meu caro, pode considerar-se um atleta, devido à sua carga de exercícios. Os benefícios são treinos de qualidade, preparo físico... e estéticos também, se é uma preocupação tua.
Não é má idéia se condicionar antes de começar a treinar boxe. Comece seu preparo físico dois meses antes, tendo em vista que quando vier o treino de boxe, você estará apto a aprender tudo da melhor forma.
***
Você pode fazer uma versão mais branda disso - ficando na primeira fase do treinamento. Ou achar outro regime de treinamento que se adapte mais a seu organismo.
Fuja de academias de musculação. Lá você não vai encontrar preparo físico, apenas muitos músculos.
http://www.rosstraining.com/
Vai um link aqui, sobre preparação. Existem muitos, uns melhores, outros piores, e outros que simplesmente fecham mais com seu organismo e seus objetivos.
Mas todos eles vão exigir esforço da sua parte. No pain, no gain.
Adorei comentários....comecei a fazer boxe a tres semanas a achie muito bom o que falou...bj
ResponderExcluirPara quem deseja treinar em casa, no seu próprio equipamento, vale a pena conhecer os ringues residenciais criados pelo Grupo Star Fit. São ringues adequados par ao tamanho de salas residenciais ou comerciais, commedidas próximas a 3m x 3m. Entre emcontato e saiba mais: site www.grupostarfit.com.br / Whatsapp 11 97508-9942
ResponderExcluirVeja a alta queima calórica durante a prática do boxe.