terça-feira, 19 de abril de 2011

Teófilo Stevenson, o Gigante Cubano

Teófilo Stevenson Lawrence, mais conhecido apenas por Teófilo Stevenson nasceu em Las Tunas, Cuba, em 29 de março de 1952, e é, até hoje um dos apenas três boxeadores a terem ganhado três medalhas de ouro em jogos olímpicos, além de ter ganhado três ouros no Campeonato Mundial de Boxe Amador, dois ouros e um bronze nos Jogos Pan-Americanos.

Aos treze anos Teófilo se mudou para Havana com o convite para estudar em uma escola especial em La Habana, com o propósito de treinar Boxe no complexo esportivo recém inaugurado pelo governo revolucionário cubano. Logo atraiu a atenção dos treinadores soviéticos que eram quase que parte do regime esportivo Cubano na época e suas performances nos peso-pesados o destacavam como
um lutador especial.

Sua lealdade ao regime de Castro lhe trouxe algumas recompensas, uma casa de dois andares em Havana, dois carros e uma casa de campo em Delicias, todos providenciados por um governo Cubano agradecido.

Uma das características que fizeram Stevenson famoso era a força de seus golpes, principalmente na sua direita, ficou conhecido por nocautear muitos oponentes e nunca ter sido nocauteado.

Teófilo fez sua estréia olímpica em 1972, nos Jogos de Munique. Um ano antes, durante a disputa dos Jogos Pan-Americanos, em Cáli, tinha derrotado na final pela medalha de ouro o norte-americano Duane Bobik. Em Munique, encontrou-se novamente com Bobik, desta vez nas quartas-de-final, derrotando-o por nocaute no terceiro assalto. A vítima do cubano na semifinal foi o alemão Peter Hussing, que depois de derrotado declarou que jamais, nas suas 212 lutas, tinha enfrentado um lutador tão poderoso. Na final, o adversário de Stevenson, o romeno Íon Alexe, não pôde lutar por causa de uma fratura no maxilar.

Em 1976, Stevenson eliminou seus três primeiros adversários no tempo recorde de 7 minutos e 22 segundos. Na final, o romeno Mircea Simion agüentou até o terceiro assalto, antes que seu treinador jogasse a toalha.

Em Moscou, em 1980, ao bater o soviético Pyotr Zayev, na final, Stevenson ganhou sua terceira medalha de ouro.

Ausente dos Jogos de Los Angeles, em 1984, onde era grande favorito para a medalha de ouro, por causa do boicote do bloco soviético ao qual Cuba estava aliada.

Por várias vezes foi tentado com propostas milionárias de empresários do boxe profissional americano (diz-se que Don King ofereceu-lhe cinco milhões de dólares). Sempre recusou, dizia
“o que são um milhão de dólares comparado ao amor de oito milhões de cubanos”.

Teófilo se aposentou do Boxe em 1988 aos 36 anos e hoje ocupa-se sendo "herói cubano" e vice-presidente da Federação Cubana de Boxe.


Olimpíadas:

1972
* Derrotou Ludwik Denderys (Polônia) TKO 1
* Derrotou Duane Bobick (Estados Unidos) TKO 3
* Derrotou Peter Hussing (Alemanha ocidental) TKO 2
* Derrotou Ion Alexe (Romênia) WO

1976
* Derrotou Mamadou Drame (Senegal) KO 2
* Derrotou Pekka Ruokola (Finlândia) KO 1
* Derrotou John Tate (Estados Unidos) KO 1
* Derrotou Mircea Şimon (Romênia) TKO 3

1980
* Derrotou Solomon Ataga (Nigéria) KO 1
* Derrotou Grzegorz Skrzecz (Polônia) KO 3
* Derrotou István Lévai (Hungária) 5-0
* Derrotou Piotr Zaev (União Soviética) 4-1





Fontes:
http://esporte.uol.com.br/olimpiadas/modalidades/boxe/destaques.jhtm
http://www.olympics30.com/30greatest/teofile-stevenson.asp
http://en.wikipedia.org/wiki/Te%C3%B3filo_Stevenson

Nenhum comentário:

Postar um comentário